sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Relatório das aulas de Improvisação com Profª. Ana Carneiro

  • Frase do dia: “ Tudo só se desenvolve através da curiosidade”
  • Quarta, 18/08/2010

  • Em nossa primeira aula foram escolhidos exercícios que nos auxiliassem a reconhecer como nosso corpo trabalha no espaço em que se encontra, quais as sensações que sentimos ao mudarmos o ambiente ou de ambiente, as limitações que possuímos e como agimos em situações de pressão no caso de uma improvisação.

  • Nós começamos com jogos mais lentos, com o corpo deitado ao chão, buscando um relaxamento e a percepção de como nosso corpo se comporta. Pudemos sentir que os primeiros incomodo vem das extremidades dos membros e que com o tempo fica difícil se manter na mesma posição. Através do exercício que se seguiu, nos foi pedido que gradualmente fossemos levantando devagar, desde o nível mais baixo até o mais alto e vimos como é ruim ter seus movimentos limitados ao que outro lhe estipula, por não estarmos acostumados a esses movimentos.

  • Após ficarmos totalmente em pé, conseguimos melhor sentir o espaço ao nosso redor, desde a sensação de liberdade até a de claustrofobia, onde nossos corpos se tocavam e nos deixavam pouco a vontade coma a situação.

  • Continuamos com o jogo de “sombras” seguindo um líder e repetindo seus movimentos. Com esse exercício ficou claro que nem tudo o que um faz o outro pode fazer, pois possuímos limitações que se trabalhadas podem ser melhoradas ou até mesmo superadas.

  • Todos esses jogos foram feitos em grupo na intenção de ajudar as pessoas a perderem o receio de fazer o que lhes pediam. Quando estamos sendo observados ficamos envergonhados e acabamos nos retraíndo por medo de sermos julgados e de não agradar quem nos vê.

  • Fizemos exercícios individuais também e vimos o quão retraídos alguns se sentem ao serem observados e que quanto mais pensávamos no que faríamos, menos coragem de fazer tínhamos. Isso nos mostrou que na improvisação não há espaço para pensar e sim para agir.

  • Com isso vimos que todos esses exercícios nos ajudarão com nossas descobertas através de um olhar mais aguçado que iremos adiquirir pelo caminho, melhorando assim nosso acervo para novas criações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário