quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Protocolo.

Aula dia: 08/09/2010
Flávio Henrique S. Amorim
Primeiro Momento: Analise do esqueleto, quantidade de ossos, articulações.
Segundo Momento: Desenvolvimento com bolas de borrachas pequenas sob os pés. Exercitaram os pés, massageando-os com a bola de borracha contra o chão, experimentado toda extensão da sola dos pés e a capacidade de agarrar a bola com os dedos.
Terceiro Momento: Sentados no chão os alunos massagearam os pés com suas mãos tentando identificar a estrutura óssea que compõe o pé. Eram questionados pela professora sobre a quantidade de ossos que conseguiam perceber.
Quarto Momento: Os alunos deitados recebem massagens nos pés num rodízio entre massageadores-pesquisadores e massageados. Quem massageia o pé tenta entender a estrutura base e quem recebe a massagem sentir como o pé reage.
Quinto momento: Os estudantes continuam sua pesquisa sobre o pisar-enraizar buscando fortalecer seu equilíbrio e dar destaque ao corpo de uma forma geral a partir da base. O exercício é feito com música. É pedido que os alunos escolham entre suas improvisações uma pequena cena e guarde na memória.
Sexto momento: A professora apresenta para os estudantes uma espécie de tabuleiro no chão, dividido em quatro partes, cada uma representando uma qualidade de solo: Um com chiclete, outro com lodo, com brasa e o solo lunar. Dentro deste jogo os estudantes teceram um repertório de pisadas, segundo as exigências de casa solo.
Sétimo momento: Os estudantes elencaram um repertório de maneira de pisar tendo como base o exercício de “enraizamento” e do tabuleiro para contarem uma história sobre alguma lembrança tivessem e que tivessem o pé como protagonista. Após as apresentações os alunos fizeram observações sobre o desempenho dos colegas e sobre a percepção que tiveram da representação das diferentes maneiras de pisar.

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