. Iniciamos a nossa aula revisando a aula anterior como sempre fazemos, lendo o protocolo e falando sobre as sensações. Em seguida “acordamos” o corpo com alongamentos e aquecimentos explorando as articulações, ossos e músculos como já é de costume de nossas aulas.
. Fizemos uma atividade com um bastão de alumínio com um peso consideravelmente leve, arremessando-o um para o outro, de forma que quem arremessava pronunciava o nome do destinatário. Tendo em vista principalmente explorar a prontidão e cooperação do grupo e a atenção disposta por todos. Primeiramente estabelecemos um círculo, com as pessoas paradas e arremessando o objeto para os colegas, e em um segundo momento trocando de lugar o arremessador com o recebedor. Em seguida fizemos a mesma atividade andando pelo espaço da sala, em algumas velocidades diferentes de locomoção. Nesse momento foi estabelecido que, se algum participante deixasse o bastão cair no chão, todos iriam executar dez abdominais como forma de incentivo para dar mais atenção à atividade. Esse tipo de ação, explorar no grupo a habilidade para manusear o equipamento, a atenção, a responsabilidade, a relação juntamente com a cooperação com todos, e a reação.
. Depois disso continuamos a andar pelo espaço com todos (um de cada vez, aleatoriamente) contando, ou tentando contar, do número 1 ao número 40, porém se duas ou mais pessoas falassem o mesmo número simultaneamente, era zerada a contagem e voltava ao número 1. (Nesse momento conseguimos atingir o número 22).
. O próximo exercício foi, cada um perceber a sua forma de andar e levando em conta qual parte do corpo se destaca do resto e que, de certa forma puxa ou impulsiona o corpo a andar. Seguido de nos locomovermos dando mais ênfase ainda nessa parte do corpo. Depois andamos pela sala, um a um, mostrando para todos os alunos quais partes julgávamos ser a parte que impulsionava, e em seguida os colegas opinavam sobre a escolha. Isso gera uma percepção maior sobre nosso corpo e sobre como nos movimentamos.
. O último exercício foi executado em duplas, onde um dos integrantes manipulava o outro como se o colega fosse uma massa me modelar, ou argila, efetuando formas, poses e movimentos distintos aleatoriamente. Num primeiro momento a pessoa manipulada ficava com o corpo completamente relaxado par ser trabalhado. E num segundo momento o parceiro “modelado” respondia aos estímulos de apenas toques do parceiro formando movimentos e/ou formas diversas. Resultando assim numa cooperação mutua e abrindo também uma porta para a confiança, trabalhando muito a atenção e a tensão.
. No final da aula conversamos sobre as sensações da aula, e tivemos uma pequena discussão sobre o livro do Klauss Viana, indicado pela professora Kalassa.
É importante enfatizar também os conteúdos abordados na leitura do livro A Escuta do Corpo e relacioná-los aos exercícios, aprimorando assim as denominações dos elementos lúdicos trabalhados, como presença, articulações, peso e apoios...
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