Para iniciarmos a aula e com a finalidade de memorizarmos os nomes dos colega de sala, realizamos uma "dinâmica de nomes". Em circulo, cada um sentado em uma bola de pilates dizia seu nome e realizava um gesto. O aluno que se encontrava ao lado direito repetia o nome e o gesto do primeiro e criava o seu; e assim seguia até completar o círculo.
Seguimos a aula com o reconhecimento do espaço, caminhando pela sala, sempre lembrando de preencher s espaços vazios e observar quem passa por você. Com o tempo a velocidade da caminhada vai alterando de acordo com a solicitação da professora. Para testar a concentração, a professora batia uma palma para que deitassemos ao chão e duas para que pulassemos. Com isso era nessessário o raciocínio da coordenação das velocidades juntamente juntamente com a atenção ao que era solicitado prontamente.
Em um segundo momento, novamente em circulo, íamos movimentando nossas articulações, uma a uma. Desde os dedos dos pés até o pescoço. Iniciamos pela expansão dos dedos dos pés, passando para o movimento giratório dos calcanhares, tanto no sentido horário quanto no anti-horário. Continuamos com os mesmos movimento, só que agora com os joelhos, quadril, ombros, cotovelos e mãos. Nos dedos das mãos retomamos o movimento de expansao e por fim voltamos ao movimento giratório com o pescoço.
Este exercício nos faz refletir sobre o nosso corpo. Quais e quantos movimento consigo realizar com determinada parte? Que tipo de dor isso me provoca? Se é uma dor como resposta a o trabalho físico ou uma dor resultante do exercício incorreto? Quantos ossos possuo no pé? E nas mãos? Quantas costelas eu tenho? E quantas vertebras? Enfim, quantos ossos tenho em todo meu corpo?
Finalizando essa parte, realizamos o exercício conhecido como "Enrolar e desenrolar a coluna". Esse exercício tem a finalidade de alongar a coluna lombar. Lembrando que ao descer deve-se começar pela cabeça e na subida terminar por ela.
No terceiro momento da aula realizamos exercícios com a bola de pilates.
1º Mesinha: Rolar emcima da bola, começando pelo torax até que a bola esteja entre as pernas na altura da canela.
2º Ponte: Realizamos "ponte" sobr a bola.
3º Deitado de costas no chão com as pernas na altura dos pés, levantamos as costas em um movimento chamado de "fechamento de ziper".
4º Deitado de costas ao chão, inspiramos trazendo os joelhos contra o abdomem e expiramos esticando as pernas ao chão.
Para encerramos realizamos o ovimento de "enrolar a coluna" seguido seguido de um alongamento das pernas por cima do corpo e para traz e levantar "desenrolando a coluna".
Todos os exercícios realizados nos remete a conciência do nosso corpo, alongamento e relaxamento muscular.
Na conclusão da aula cada um desenhou em uma folha de papel A4 o seu corpo como acredita ser e no verso seu esqueleto. Com isso exteriorizamos nossa idéia de imagem pessoal que após o desenho pode ser questionada e e discutida em circulo pela classe.
Por Rafael Patente

Nenhum comentário:
Postar um comentário