Vetores
A aula inicia com memórias de exercícios e sensações da aula anterior. Logo após, uma aula teórica introduzindo vetores do texto de Jussara Muller, “A escuta do Movimento” é ministrada para facilitar a compreensão da série de exercícios que vão ser desenvolvidos posteriormente, além de slides podemos observar o conteúdo do texto em um esqueleto e entender melhor essas forças opostas que existem em nossos corpos.
Antes que os exercícios comecem é feito um relaxamento para nos livrar das tensões cotidianas, só então começamos a trabalhar com energização e com o sentido sinestésico. Em uma roda passamos energia através de palmas direcionadas um de nossos colegas, em resposta a ele, quem a recebe repassa àoutro colega ou devolve para o mesmo, através de um gostoso e aliviado som: BOING!!! Continuamos em círculo, agora de mãos dadas, a brincadeira já é conhecida por todos, afinal quem nunca brincou de telefone sem fio?! A única diferença é que usamos outro sentido para transmitir a mensagem aos participantes: o tato.
A interação com aula vai acontecendo de uma forma tão intensa, que um dos alunos propõe um novo exercício, na verdade mais uma brincadeira, somos divididos em pares e o objetivo é nunca ficar sozinho, cada “ marido” deve cuidar de sua “ esposa” impedindo que ela corra para os braços de um solteirão. Outra atividade é proposta, desta vez pela professora, caminhar pela sala com uma força contrária a do movimento. Permanece em duplas, um na frente com um tecido em torno do corpo e outro atrás puxando este tecido, fazendo a força contrária. Além da facilidade de notar a transferência de peso, este exercício inconscientemente, nos leva a um outro exercício onde tínhamos que descobrir que parte do corpo nos faz andar, pois esta parte está muito evidente durante a execução da atividade, ela se inclina para frente sem ser estimulada, inconsciente e temos que controlá-la com um trabalho difícil que mistura paciência e força. Nos dois últimos exercícios, trabalhamos com a transferência de peso de um pé para outro e depois ao som de uma música com o enraízamento.
Ao final da aula refletimos sobre as atividades propostas relacionando-as com o texto em estudo. Entendemos que ter consciência do nosso corpo é saber usa-lo quando necessário e que os vetores são forças contrárias que nos permitem ficar de pé e nos movimentar.
Por Leandro Alves

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