quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Protocolo aula do dia 19/10/2010

                Iniciamos a aula relembrando as atividades do último encontro.
                Logo após iniciamos uma pequena discussão a respeito dos dois primeiros vetores estudados: metatarso e calcâneo, embasados no texto “A escuta do corpo” de Jussara Muller que trabalha com a técnica de Klauss Viana.
                Com um trabalho, primeiramente de contato físico, analisamos os vetores no esqueleto e aprofundamos na teoria com uma apresentação de slides. Em síntese, o metatarso e o calcâneo, são responsáveis por nossa locomoção, equilíbrio, amortecimento e impulso, logo os vetores fazem parte de um trabalho de direções ósseas que se inicia nos pés e se estende até o crânio.
                Nos slides foi-nos apresentado o arco plantar constituído pelo arco  longitudinal/medial, arco longitudinal/lateral e arco transversal.
                Após experimentarmos um pouco a influência dos vetores em nosso corpo com um exercício em que era proposto criar uma força entre o quinto e o primeiro metatarso e o calcâneo em direções ao chão, assim era perceptível as relações e reações que se criaram no restante do corpo, por exemplo, exercendo essa força, percebia-se uma rotação externa coxofemoral e uma sensação de encontro do ísquios.
                Em seguida, iniciamos uma atividade de relaxamento e aquecimento em duplas em que um auxiliava o outro a se alongar (MUITA DOR!!!!!)
                Relembramos nosso sentido sinestésico com o exercício ZIP-ZAP-BOING, onde eram necessários concentração, prontidão e ritmo.
                Logo após retomamos também resistência e oposição: um, envolvido por um tecido, era forçado a caminhar em frente, no entanto, um outro segurava o tecido exercendo essa resistência que o impedia de seguir.
                Por fim, mas não menos importante, relembramos Eugênio Barba em um exercício de enraizamento percebendo a influência dos vetores.
                Ainda fizemos uma breve reflexão sobre a aula, analisando as reações e sentimentos que os exercícios nos provocaram.
                 

                               Rosiane Martins

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