segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O tempero da infância


O tempero da infância

A infância é uma fase se desenvolvimento da criança, onde tudo a sua volta influência no seu aprendizado. Essa fase de nos mostra o quanto a percepção da criança é sensível.
Uma criança que assiste desenhos animados e enxerga toda a magia do desse mundo ,pode vir a buscar essa magia no mundo real. É incrível como uma criança pode se entreter com pequenas coisas ou até mesmo com ela mesma , e criar vários significados para um mesmo objeto.
Até onde você pode ser criança? Até onde você deve ser criança? Até onde você é criança? São perguntas que atualmente busco questionar após minha primeira experiência como educador infantil e que ainda busco respostas. Antigamente me parecia ser bem mais divertido ser criança, sem celular, internet ou esses meios tecnológicos que “roubam” a infância que se viveu há tempos atrás. Esse “roubo” da infância que eu digo, não é nada mais que a evolução da infância com os meios que o cercam,tornando inevitável essa comparação entre o ontem e o hoje da infância.
Brincar na rua , sentir a terra, subir em árvores, apostar corrida, jogar bolinha de gude, competir com a turma da rua de cima, fazer da casa da vovó sua fortaleza ou seu playground, são coisas que vão se perdendo com o tempo, para hoje a criança criar seu próprio avatar na internet para fazer tudo isso online.
Essa infância de hoje tem a mesma graça da infância de antigamente, cada uma à sua maneira. A primeira matéria que a criança aprende é a infância. Muda o tempo, muda o espaço , mas o “tempero” da infância é o mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário